sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Como construir e gerenciar Blogs Corporativos

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) está realizando a 4 edição do curso “Como construir e gerenciar blogs corporativos”.

O programa aborda desde a conceituação de blog, passando pela análise da importância do blog na comunicação corporativa até dicas de como atualizar e manter um blog na web. No entanto o foco deste edição será a apresentação de casos reais e vivência de redação digital para confecção de blogs customizados por áreas.

Conteúdo - os seguintes temas serão abordados nas 8 horas do programa:
  • Blogs como ferramenta estratégica para comunicação empresarial
  • As melhores técnicas na construção e gerenciamento de um blog corporativo
  • Análise de características comuns dos melhores BLOG da rede
  • Diferencial e resultados

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Idéias para Melhorar o Mundo



O Google em comemoração ao seu aniversário de 10 anos lança projeto 10^100 (dez elevado a 100) que reunirá idéias de internautas de todo o planeta sobre o que fazer para mudar o mundo, ajudando o maior número possível de pessoas:

"No Google, não acreditamos que nós tenhamos as respostas. Para nós, as respostas estão pelo mundo. Talvez em um laboratório, em uma empresa ou em uma universidade. Talvez não.

Quem sabe a resposta que pode ajudar alguém está na sua cabeça, em algo que você observou, em algum devaneio de sua mente, em alguma pequena relação que você notou ou em algo muito antigo que você viu de uma nova perspectiva.
Se você acha que tem uma idéia que poderia ajudar alguém, queremos saber qual é. Estamos em busca de idéias que ajudem de alguma forma o maior número de pessoas possível e nos comprometemos a investir na sua concretização".

1.O prazo para enviar a idéia é até 20 de outubro.

2. A votação das melhores idéias começará em 27 de janeiro

3. O Google vai disponibilizar US$ 10 milhões para implementar os projetos.

É dificil não relacionar essa idéia do Google com o filme Corrente do Bem, parece que a inspiração e a mesma:

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Thirteen Ways To Save Orkut.

Estou no Orkut pelo menos desde maio de 2004. De lá pra cá, é notável a evolução deste software de rede social.

O Orkut foi lançado em janeiro deste mesmo ano e lembro que para participar era necessário antes ser convidado por alguém que já participasse. Ele também mostrava a rede por grau de separação - não li nada que confirmasse essa informação, mas supostamente o Orkut, no seu início, estaria baseado na Teoria dos Seis Graus de Separação que diz todos nós estamos conectados a qualquer outra pessoa deste planeta por até seis outras pessoas. Naquela época, o site também vivia "fora do ar" com aquela mensagem bonitinha "bad bad server, no donut for you". Hoje, o problema é bem menos frequente e ainda assim, causa muito furor na web.
Bom, mas comecei a pensar sobre isso quando li o artigo Thirteen Ways To Save Orkut da Rebecca Blood, escrito no final de fevereiro de 2004, ou seja, bem no início do site de social network.

Ela faz algumas críticas à rede social do Google e aponta algumas sugestões para a melhorar, ou potencializar a usabilidade e as formas de interação. Vejamos algumas:

Na crítica que refere aos termos de uso do Orkut, em parte já foi mudada. E inclusive nas configurações do perfil você pode escolher se quer divulgar suas informações nas ferramentas de pesquisa do Google.

Já essa outra foi superada: "Allow me to delete birthday reminders. You are not going to induce me to send a card. Leave me alone". Simplesmente é possível desativar clicando em "Configurações > geral" e resolvido o problema.

"Make all aspects of Orkut more configurable".
Em alguns pontos o Orkut evoluiu bastante: algumas pequenas atualizacões no design da página, disponibilização de diferentes aplicativos, pode-se escolher músicas, vídeos, jogos, etc. Permite também marcação em fotos por outros usuários. Diversos outros itens que permitem dar uma maior personalidade para a página. No entanto, como refere a Rebecca, em termos de autonomia, a configuração quanto ao número de comunidades expostas na página inicial e ao ordenamento dos nomes dos amigos, ainda encontra-se sem possibilidades de escolha.

Essas sugestões também são super válidas:
"Let anyone be a fan". I frequently admire people I haven’t met. Making “Fan” a function of “Friend” renders Orkut little more than a large, cliquish high school. Grownups won’t regard this service as anything but a novelty as long as it behaves like a teenager.

Esta mais que todas:
"Stop promoting popularity contests". Stop telling me to “rate my friends.” In fact, rethink your ranking criteria altogether. In a business or social context, “Trustworthy” might be a useful measure; “Cool” never will be. “Sexy” is a personal decision: no matter what others think, I’m going to make that decision for myself. Get rid of it.

Em termos de funcionalidade, o Orkut fez vários avanços e está sempre em constante atualização, o que falta mesmo, é dar maior autonomia aos usuários.

domingo, 5 de outubro de 2008

Pesquisa multimídia

Encontrei esse vídeo no youtube, ele tem uma explicação bem divertida sobre blogs:




Esse aqui sobre Web 2.0 já é mais antigo, mas tb é legal:

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Gêneros de Blogs - Entenda melhor a Blogosfera.

O último artigo do Alex Primo, apresentado na Intercom acaba com o esteriótipo e visão simplista do blogs como "Diário Pessoal" e adolescente. Segue abaixo um trecho:

"Sabemos que hoje existe uma variedade muito grande de blogs. A blogosfera complexificou-se de tal forma que as primeiras definições sobre blogs passam a revelar suas limitações. Se em um primeiro momento a imprensa e a academia apressaram-se a comparar blogs como diários pessoais e vincular sua produção a uma atividade confessional de jovens, hoje vemos um crescente número de grandes corporações mantendo blogs como estratégia mercadológica e promocional"

Leia o artigo na íntegra.