quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Taí uma boa idéia: Carona Chevrolet

Bons projetos devem ser divulgados e principalmente nós, RPs antenados na web, podemos encontrar inspiração com essas boas idéias.

O projeto foi pensado no sentido de ajudar as pessoas a melhorar o trânsito nas cidades e a combater o atual caos das grandes cidades. Funciona como uma ferramenta baseada em redes sociais, com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas, incentivando a carona e reduzindo o volume de carros nas ruas das cidades.

A ferramenta é formada por comunidades moderadas, onde cada usuário pode criar a sua ou solicitar a participação de um grupo pré-existente, que são formados por pessoas que se dirigem a um mesmo destino:

"Um usuário pode participar de quantas comunidades quiser: do clube, do trabalho, da faculdade da academia e dentro do grupo ele pode oferecer ou pegar uma carona com qualquer outro usuário".

Segundo o site, "no primeiro dia da ferramenta, no ar 06? de novembro de 2008, usando apenas de recursos virais, foram mais de 2.000 acessos, uma surpresa muito boa para todos nós.
A plataforma ainda está numa versão beta e ganhará uma série de funcionalidades nos próximos 2 meses, que vão torná-la ainda mais útil e atrativa".

Tenho pouca paciência (nenhuma) com congestionamento, lembro que na Califa utilizavamos a zona de Carpool, onde somente os carros com duas pessoas ou mais poderiam andar. Algumas highways tinham 5 faixas (1 de carpool e quatro para o trafego normal), sendo que a de carpool era super ágil enquanto as outras quatro faixas ficavam completamente congestionadas. Num estado como o da California, que possui mais de 35 milhões de veículos, esse foi um ótimo incentivo: você deixa o carro em casa, economiza gasolina, reveza carona com um amigo, foge do engarrafamento e ganha alguns minutos (ou horas) a mais no seu dia. Em São Paulo essa medida também cairia bem.

Enfim, soluções precisam ser pensadas. Muito se fala em maiores investimentos no sistema de transporte público (não só em Porto Alegre). Só sei que ônibus LOTADO com ar condicionado estragado e janelas vedadas circulando num dia quente como ontem, não dá! 8/

3 Comments:

Sandra Bordini Mazzocato said...

Bah eu tinha pensado em algo assim esse fim de semana. Que estranho, não?

Mas não sei se participaria, hehe.

Camile Giordani Fontolan said...

Acho que é uma questão de cultura, aqui não vemos mesmo os famosos caroneiros, que ficam com o dedão apontado na beira da estrada.
Eu mesma não paro quando vejo um...
Mas se existisse uma comunidade que fizesse uma rota Santa Cruz/Poa, acho que eu participaria! hehe

Unknown said...

Tem um novo site que promete :
http://www.caronabrasil.com.br/