quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Debate entre destacados CEOs do País fechou o V Ciclo de Decisões da Amcham-Porto Alegre

CEO Fórum abordou os desafios da gestão, o novo perfil das lideranças e as tendências de um cenário econômico em constante transformação


A Amcham-Porto Alegre promoveu nesta sexta-feira (26/10) o CEO Fórum para discutir desafios da liderança corporativa, tendências econômicas e novos caminhos da gestão. O evento ocorreu no Teatro do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861), das 8h às 12h, e encerrou o V Ciclo de Decisões, série de debates sobre os mais diversos aspectos da gestão que em 2012 teve como tema “A Dança das Mudanças”, com base na obra de Peter Senge.
O mediador dos painéis do CEO Fórum foi Eugenio Mussak, presidente da Sapiens Sapiens. Abriu os debates Marcos Troyjo, economista, cientista social e diretor do BRICLab na Universidade Columbia, que abordou temas relacionados ao ‘Novo Cenário da Desglobalização’. Para Troyjo, a capacidade de adaptação criativa é o ponto que definirá os países que ocuparão lugares de destaque no novo cenário mundial. ”Para um país obter sucesso, precisa desenvolver seu conhecimento, gerar capital, ser ambicioso e identificar os ambientes favoráveis de negócios”, disse. Essa qualidade, na avaliação dele, também é fundamental para as organizações, independente do segmento de atuação. CEOs e colaboradores que avançam na sua capacidade criativa obtêm resultados mais rápidos e eficientes.
No segundo painel do evento da Amcham, Wilson Ferreira Junior, presidente da CPFL Energia, focou o tema ‘O Futuro dos Negócios no Mundo em Reconfiguração’. “Somos um país privilegiado em relação à energia. Porém, precisamos saber o que fazer com ela de forma sustentável e inteligente. Um caminho para essa encruzilhada é saber como extrair energia dos resíduos que produzimos. Usar essas fontes renováveis e limpas será o grande desafio desse século”, apontou Ferreira.
“O Brasil é um dos países onde a energia é mais cara em função de tributos e encargos. O governo brasileiro está atento a isso. Muito se comentou sobre a redução da tarifa energética, amplamente divulgada na imprensa e pelos órgãos oficiais. Porém, só sentiremos uma baixa de preço para o consumidor final a partir de fevereiro de 2013”, avaliou Ferreira.
            No painel final do CEO Fórum, Eduardo Melzer, CEO do Grupo RBS, falou a respeito do ‘Novo Perfil das Lideranças’. “Saber aproveitar o melhor das pessoas e descobrir como alocá-las, no lugar correto, é crucial para um líder de sucesso, nunca esquecendo o sentido de determinação, de saber para onde se quer ir. È preciso determinar objetivos e buscar pessoas capazes de identificar e executar ações.” Outro aspecto lembrado por Melzer foi a relevância do alinhamento da liderança com a cultura da empresa. “O líder precisa estar alinhado com a cultura da organização. A partir disso, poderá liderar e buscar as pessoas certas para as funções corretas”, comentou.

0 Comments: